
Num destes dias saimos da nossa aldeia e decidimos ir até Olhão, à
Gelvi. Sentámo-nos à mesa e os nossos moços comeram um cone cada um. Eu e a menina dos meus olhos apenas ficámos sentados a conversar.
O azul do céu já se tinha escondido e, próprio desta terra banhada pela Ria Formosa, pareceu-me ver, na mesa ao nosso lado, uma melga que zumbia ao ouvido de alguém...
[Sabiam que a melga (designação de carácter popular ou regional dado às fêmeas dos mosquitos), é um insecto Jurássico? Foi AQUI que, além de ler da sua existência pré-histórica, também fiquei a saber que "Em geral, apresentam dimorfismo sexual acentuado: os machos apresentam antenas plumosas (como pequenas árvores de natal), e as fêmeas apresentam antenas pilosas e são muito mais corpulentas". Se desejares conhecer melhor os mosquitos/melgas, vai ver este catálogo.]A certa altura vejo um moce, que vinha todo sorridente, a aproximar-se da mesa ao nosso lado (onde me pareceu ver a tal melga). Nessa mesa estavam outros dois moces e, assim que o viram a aproximar, um deles disse para não se sentar, levantando-se imediatamente. Ouço então outro a dizer (não sei precisar qual porque, como já disse, o azul do céu escondera-se na ausência da luz solar): "Coitado do moce. Não o deixas sentar-se... ele queria comer um corneto"... e sairam dali, contornando o edifício do mercado...
Um corneto!? Para que saibam, os cornetos pertencem a outra
marca, embora mais conhecida, muito inferior aos
gelados da Gelvi. Nesta marca são "
Gelcone".
De
Ruben a 29 de Setembro de 2007 às 14:32
Por acaso o senhor já foi á geladaria Veneza em Vilamoura. Esta já conta com uma expriencia com mais de trinta anos e é reconhecida pelo sabor unico dos seus gelados fabricados lá mesmo. Conta com 50 sabores todos os dias. Vá lá provar um. E se for rápido, isto é, se for ainda hoje ou amanha, contta ainda com o meu magnifico atendimento. lol
Tenha a continuação de um bom dia pastor...

De
Ventura a 30 de Setembro de 2007 às 12:40
100% de acordo!(Não com o comentário anterior mas com o post!)
Os melhores gelados da região quiçá de Portugal.
Vê-se mesmo que o dito senhor do comentário anterior não sabe do que fala...30 anos é alguma coisa? Os da gelvi são produzidos desde 1951!!!
Parabéns pelo blog!
Um abraço
Ventura
manda 5 gelados para aqui faxavor 
Que bom aspecto
De
melga a 8 de Outubro de 2007 às 09:23
Já eu conde fui a pixão vi foi um casal de homens a querer comer não cornetos, mas calipos. Num certo bar com nome de instrumento muzcal...
Melga!
Quanto ao que viste no tal bar que parece que já não é aquilo que passou a ser há algum tempo atrás, não sei... pois nunca lá fui (nem antes, nem durante, nem depois) e não sei que tipo de gelado se come... da Olá ou da Gélvi, que pertence à empresa Frígida Olhanense (pronto já está dito) :-)
Um abraço!
De
mike a 8 de Outubro de 2007 às 14:15
bxanense!
Pode ser dé mé ré bal xóc, ó carlos pereira
Meu caro
Creio que está a haver alguma confusão. Não sei se será da minha parte por não entender tudo aquilo que escreve (a exemplo está este seu último comentário aqui).
De facto não estou a entender a razão porque tem vindo a comentar este post desta forma que comenta, muito menos entendo a razão porque fez aquele comentário num outro post deste meu blog, assinando-se como carlos pereira, muito menos ainda entendo o porquê de estar a relacionar tudo aquilo que tenho escrito aqui ou em outro blog com o artigo do blog da arlapa em que fala do tal clube de Pechão que tanto menciona.
Parece que está zangado comigo e por essa razão tem usado esse "tom" nos seus comentários.
Desde ontem que tenho pensado nisso e pergunto se será pelo facto de eu ter incluido neste post "dois em um" a referência às melgas enquanto falei dos gelados? Deixe-me que lhe diga (se essa for a razão), que eu não o conheço de lado nenhum (apenas daquilo que escreve no blog Asul e no seu próprio blog que de vez em quando visito), e mesmo que o conhecesse, a minha forma de estar na vida não é essa. Eu não mando indirectas sobre ninguém nem faço insinuações.
Deixe-me explicar para que não haja mal entendidos.
Este post em causa, dos gelados gélvi, não contêm nenhuma referência a si. Por vezes faço posts em que, apesar de haver um assunto principal, incluo um outro assunto. Este foi o caso.
O episódio relatado serviu de pretexto para falar dos gelados. Quanto às "melgas/mosquitos", foram incluidos porque nessa noite em que fui com a minha família comer um gelado (apesar de nessa noite não ter comigo um cone da gévi, sim, eu costumo comer. Isto é dito sem o sentido que tem feito passar nas suas palavras) eu fui picado por um mosquito (ou melga).
Não passa disto.
Portanto, caso ainda tenha alguma dúvida e se desejar, pode escrever para o meu mail (é só ir à área do pefil) ou ainda, caso queira, terei todo gosto em tomar um café consigo para podermos conversar pessoalmente.
Aproveito ainda para lhe dizer que apaguei o seu comentário no outro post em que se assinou como carlos pereira.
Um abraço!
Não tou zanfgado consigo, antes pelo contrário... tenho me divertido muito consigo!
Mas não se preocupeide, não estou a rir de sigo, mas com sigo.
Quanto ao café, lamento, mas eu queria mesmo era um corneto!!!
Sendo assim, óptimo!
Mas...
Quanto ao corneto, lamento, só se for um gelcone, da Gelvi Frígida Olhanense.
Tembora xóc...... jelve belongs to Frigida, not the other way.
Ó aqui o noivo:
http://www.correiodevenezuela.com/Aniversarios.php?IdAniversario=8&Leyenda=226&Numero=7
Cumps ó vremelhinhe.
De Anónimo a 10 de Outubro de 2007 às 16:32
O Vermelhinho já não anda por este mundo!
Agora por Pechão só andam o "Zeca Diabo" e o "Mantorras"
4real???
http://algarve-desunited.blogspot.com/2007/08/more-luca-not-cocada-likes.html
RESPECT. Hewas an icon.
De Anónimo a 5 de Agosto de 2008 às 22:37
sao os melhores de portugal sem duvida e mereciam mais reconhecimento, espero q nunca acabem
De Bruno a 18 de Agosto de 2009 às 23:34
Só para emendar o Ruben.
A geladaria Veneza foi fundada em 1952, conta com mais de 50 anos a fazer gelados artesanais.
E quem compara os Gelados da Gelvi com os da Veneza... Das duas uma, ou Não percebe minimamente do assunto ou nunca provou.
Atrevo-me a dizer que sao dos melhores em Portugal, se nao os melhores.
De csbatista a 28 de Setembro de 2009 às 01:57
Concordo com o Bruno!!!Gelados artesanais, não são gelados para vender às caixas como outras marcas industriais!!!Que saudades do arroz doce e do Baileys!Olha Bruno, se não me engano não estás a defender a prata da casa?Manda um beijinho à mana V. da amiga que ela chamava de gira no tempo da uni!
De Bruno a 9 de Outubro de 2009 às 14:54
Cláudia,
Nem se trata de defender a prata da casa, mas são situações que me revoltam um tanto, pois demonstram falta de conhecimento.
Comparar um gelado artesanal com um Industrial é simplesmente de alguem que não sabe apreciar um gelado ou que simplesmente não da valor á qualidade.
Isto sem querer tirar qualquer tipo de mérito á Gelvi.
Na Veneza apenas entram os produtos mais frescos e Naturais que são minuciosamente escolhidos(Leite, Natas,Ovos, Fruta, Yogurt, Vagem de Baunilha, etc)
E para quem já comeu um Gelado Veneza nota certamente a diferença.
Comentar post