Volta e meia cá estou eu... e para fazer o quê? Para escrever mais uma carta aberta. Desta vez, não só para o senhor Presidente da Junta de Freguesia de Pechão, como também, para o senhor Presidente da Câmara Municipal de Olhão.
Então aqui vai:
Exmos. Senhores Presidentes da
Câmara Municipal de Olhão
Junta de Freguesia de Pechão
Antes de mais quero cumprimentar-vos e pedir desculpa por não vos escrever há muito tempo.
O assunto que me leva a endereçar esta carta aberta a V. Exas. é a "transformação" de Pechão em esgoto a céu aberto (com repercussões para a já tão massacrada Ria Formosa). Sim, de dia-para-dia, cada vez mais, Pechão está a transformar-se num esgoto a céu aberto. Não me estou a referir apenas à Ribeira de Bela Mandil (já falado por mim aqui). Desta vez estou a falar da Rua 25 de Abril (para quem não sabe, esta rua é parte da estrada que liga Olhão a Estoi, dentro da aldeia de Pechão).
Sempre que chove com abundância as caixas de esgoto desta rua ficam semi ou totalmente entupidas, o que faz com que as tampas das caixas de ligação das habitações "rebentem" e lancem toda a porcaria para a estrada em direcção à Ribeira de Bela Mandil... isso quando não são as próprias tampas do saneamento público a abrirem com a força da "trampa". Convém aqui lembrar que este saneamento público foi feito há coisa de 30 anos para uma aldeia com "meia dúzia" de habitações, ou seja, está desadequado para a quantidade de habitações hoje existentes.
Há coisa de duas semanas uma caixa de ligação para o saneamento público, que fica precisamente à frente da casa da mãe do Senhor Ministro Mariano Gago, tem lançado para fora, quase ininterruptamente, águas sujas e mal cheirosas que quase obrigam a população a andar com uma mola no nariz. Sei que numa destas manhãs, da semana passada, alguns funcionários da Câmara estiveram cá, abriram uma tampa no cruzamento junto à referida caixa, "enfiaram" alguns ferros para desentupir e foram embora. Ao fim da tarde desse mesmo dia corria tudo pela estrada... novamente.. até hoje!
Penso que a solução, sem dúvida alguma, seria uma obra de fundo para que se renovasse todo o saneamento. Como acredito que a Câmara Municipal não tem verba para tal (provavelmente outras são as prioridades), sugiro a V. Exas. que, mais ou menos mensalmente (principalmente em época de chuvas), todas as tampas do saneamento público da Rua 25 de Abril sejam abertas e se proceda a uma limpeza eficaz, de forma a que seja mais agradável respirar e viver na nossa aldeia.
(Para que ninguém fique mal disposto com imagens decidi não colocar nenhuma aqui no post mas fiz links para as fotografias. Para as ver é clicar nas palavras ou frases com cor diferente.)
Com os melhores cumprimentos
Jaime Fernandes
>> BLOGS
>>ONDE BLOGO
>> OUTRAS LIGAÇÕES