"Não falta quem já considere a blogosfera como o quinto poder" (Vital Moreira, Colunista, Público)

Segunda-feira, 14 de Maio de 2007

Apresento-vos a Arlapa

 Não senhor! Eu nunca recebi nenhuma "medula óssea" de um "qualquer dador" que me leve a não cumprir promessas...

O problema é que eu queria colocar aqui uma fotografia e, para isso, tive de andar por montes e vales de Pechão para encontrar uma Arlapeira (já vão rareando). Por indicação de um amigo lá dei com uma no "Vale da Mó", à porta de uma casa que fica num caminho junto a um extenso muro em betão, ao que dizem, feito pela Câmara Municipal de Olhão, num terreno particular que, ao que também dizem, pertence a um certo Apolinário!

Mas vamos ao que interessa...

A Arlapa é um fruto parecido com um tomate pequeno, que antigamente as mulheres usavam para branquear a roupa. Esmagavam a Arlapa, misturavam com a roupa dentro de água e deixavam-na a corar. Era uma espécie de lixívia da altura. Podes ver mais fotografias da Arlapeira, da sua for e do fruto (ainda verde e também maduro), clicando na Foto.

Mas também (e esta é a principal razão deste post), existe um Blog de alguém "nascida e criada" em Pechão. Não sei se aquilo que a Arlapa escreve fará "corar" alguém... Uma coisa me parece. Com uma escrita muito agradável de se ler, direi mesmo, "límpida e clara", ela vai mostrando a sua terra... sem "branqueamentos"!
sinto-me:
escrito p/ pechanense às 16:45
link do post | comentar | favorito
partilhar
5 comentários:
De padeiradealjubarrota a 17 de Maio de 2007 às 00:02
Fiquei elucidada. Muito útil nos tempos que correm...
De aquimetem a 17 de Maio de 2007 às 19:05
Com um fraternal abraço, passei para visitar e felicitar toda a sua actividade cultural e espiritual, incluindo este post cuja planta de que trata desconhecia. Bom e santo fim - de -semana.
De Maldonado a 9 de Março de 2009 às 17:39
Em Val de Gralhas existem muitas arrelaperas nos montes abandonados que outrora eram residencias .O facto de ser encontrada em Val da Mó junto a esse tal muro que delimita um terreno que outrora fora do falecido José Nunes , o qual estabeleceu com a CMO acordo de cedencia de terreno cerca de 130 m2, a troco da feitura de um muro novo, digo novo, porque já lá existia um muro embora velho. Repare foi uma cedencia de terreno, gratuito,para alargamento dum caminho da Freguesia.Estas coisas é bom que se diga, são verdades que devem ficar registadas,não vamos andar para aí a deitar palpites evocando o nome de pessoas que nada tiveram com o assunto,porque carga de água vem a talho de foice o Apolinário, a Dona Arlapa não está bem informada ou então isso é demagogia politica,para mim não serve. OK MALDONADO
De pechanense a 10 de Março de 2009 às 00:28
Amigo Maldonato

Bem vindo a este humilde blog.

Antes de mais nada devo informá-lo que está enganado quando me chama de Dona Arlapa. este blog não é dela, é o blog pechanense.

Quanto ao muro. Se ler bem o que escrevi, eu digo "ao que dizem". Não sou eu que o digo. Eu não sou de cá. Esta foi a informação que me passaram. Portanto, sendo o senhor natural de Pechão e tendo conhecimento de tanta coisa da terra, ainda bem que nos esclarece.

Um abraço.
De Carlos Gonçalves a 15 de Setembro de 2009 às 12:05
Agora já sei , que planta era aquela que meu genro Samuel Casinha Costódio guardava com tanto carinho e sempre vista na casa dos seus avós, era uma ARLAPEIRA. Agora tem três moitas grandes
e encontram-se em S.B. de Nexe, sitio da aldeia onde sempre moraram. Pensava eu que seria um exemplar único até que vi este blog de um cristão que mora em Pechão no nosso Algarve. Agora tenho a certeza que esta planta nao vai desaparecer porque está em boas mãos, 15/09/2009 um Abraço.

Comentar post

online

Worten Sempre?

. mais sobre mim

subscrever feeds

. pesquisar neste blog

 

últ. comentários

Meu caro Farid HaiderTem razão quanto ao que disse...
Uma observação ao texto supra citado.Não existe lí...
Não sei quem é o artista, mas deve ser nova ortogr...
Boa pergunta...felizmente já comprei o meu há muit...
:) oh GOD!!
queria saber noticias do zeca. alguem pode me info...
tive a orra de passa tres temporadas como atleta d...
Obrigado mas não é tanto "voltar", é mais dar o "a...
Bem vindo e bem - aventuradas sejam as tuas palavr...
Móss Pechanense. Andaste desaparecide?

. ligações

Fórum olhão ponto org



. posts recentes

Festas de Pechão 2014

Alguém me explica, sff?

Sérgio Godinho em Pechão

Pertencemos a uma Geração...

Convite

Pechão é esgoto a céu abe...

Pendurem a Vuvu na Janela

I Love Ketchup

Teatro em Pechão

Comunicado da Farmácia de...

Casamento homossexual... ...

História da Música "Amazi...

O Sorriso do Ciganito

Rock na Ribeira em Pechão...

Campanha "Um gravador par...

. arquivos

. tags

todas as tags

blogs SAPO
mozila Firefox2