"Não falta quem já considere a blogosfera como o quinto poder" (Vital Moreira, Colunista, Público)

Segunda-feira, 19 de Março de 2007

"Allgarve"


É caso para dizer: "Senhor Manel... dessa sua pinha sai cada coisa!"

Creio que já não é só o Senhor Engenheiro Sócrates que treme cada vez que o seu Ministro Manuel Pinho aparece em público. Desta vez foi a Região do Algarve que tremeu...



Este já tão "famoso" ministro apresentou um programa de promoção do Algarve designado "Allgarve". Como não podia deixar de ser, tem sido fortemente criticado por vários sectores desta Região mais a Sul de Portugal, tendo já alguns exigido a suspensão de tal "aberração" como também a demissão do Ministro da Economia. Sem dúvida alguma, "Allgarve" vem prejudicar e criar alguma confusão na já existente e muito conhecida internacionalmente marca "Algarve"!

Na blogosfera também já começaram a ser levantadas algumas dúvidas e contestações. Alguns exemplos:

Algarve Global

O Nosso Olhão

Zone41

Pedro Cavaco

"Pinhanços dinit..."

Faro a fundo

Ideias Fixas

Horizonte

Pontos Soltos

Albufeira Sempre

Mais (SAPO/Blogs - Pesquisa por algarve) + (SAPO/Blogs - Pesquisa por allgarve)
sinto-me:
escrito p/ pechanense às 15:38
link do post | comentar | favorito
partilhar
14 comentários:
De gaivota da ria a 20 de Março de 2007 às 12:17
Hoje tinha «jurado» para mim própria que desse para o que desse iria visitar blogues que há muito tempo não visito por falta de tempo etc. neste caso nem foi preciso, já que estamos sintonizados no que respeita ao tema :)))
De pechanense a 21 de Março de 2007 às 09:51
Obrigado pela visita Gaivota da Ria.

"All" de bom para ti!
De O LEÃO DA ESTRELA a 20 de Março de 2007 às 13:42
Por "decreto" do ministro da Economia, Manuel Pinho, o Algarve deixou de ser Algarve para passar a ser... ALLGARVE. Não se sabe quanto é que este "decreto" custou ao erário público, mas deve ter custado muito dinheiro, muitos milhares de euros, porquanto só um criador publicitário muito imaginativo se lembraria de tal achado para esta campanha de marketing público de uma das regiões mais genuínas e mais turísticas do país, cuja marca se confunde com os primórdios da nacionalidade. Ao que parece, o Algarve passa a ser "Allgarve" por causa dos ingleses ou dos estrangeiros que só falam inglês. É uma falta de respeito por Portugal e pela lusofonia. Luís de Camões deve estar às voltas no túmulo. Aparentemente, há uma explicação para este grande equívoco: Manuel Pinho não regula bem da cabeça. E o primeiro-ministro, José Sócrates, também não. Caso contrário já teria acabado com o regabofe.
De pechanense a 21 de Março de 2007 às 09:55
Seja bem vindo ao pechanense, caro "Leão da Estrela". O problema é que o povo já se vai habituando das algaraviadas deste senhor...

Um abraço e "all" de bom para si!
De A. Carvalho a 20 de Março de 2007 às 22:17
ALLGARVE! A nova designação turística atribuída ao Sul do País, surge pelo facto de “all”, em inglês, designar um todo, englobando esse todo tudo o que de melhor o Algarve tem para oferecer ao turista, neste caso, o turista estrangeiro. A ideia não deixa de ser boa!
Faltou, como vem sendo hábito neste Governo, uma explicação atempada sobre o porquê das suas decisões.
Ouvi-a, não da boca do Ministro da Economia mas da Empresa responsável pelo “marketing”. Aplaudo-a, talvez, tarde de mais para aqueles que agora, apesar da vontade, não virem a público dar a mão à palmatória.
Vender o Algarve como ele é conhecido, poderá ter êxito junto do mercado de construtores civis, especuladores e vendedores de guindaste e betoneiras, tendo como principal cartão de visita o nome dos vários autarcas que a pouco e pouco tem “escaqueirado” o muito que a natureza deu de mão beijada.
Para os outros, o Algarve há muito que é fastidioso, sujo, cansativo e pé descalço. Por isso, há que inovar. A bem do ALGARVE e do País.
No meio de tantos dislates do tal Ministro, e numa forma de englobar todos eles, não seria descabido, vindo antes mesmo a propósito, começar a apelidá-lo inevitavelmente de Manuel “AllPinho” (sic).
De pechanense a 21 de Março de 2007 às 10:17
Meu amigo AC, gosto sempre de ler os teus magníficos textos e quase sempre estou de acordo com as tuas críticas e análises.

Neste em particular, concordo que o facto de se pretender oferecer uma maior e melhor "diversidade da oferta turística do Algarve, que não se limita ao tradicional «sol e praia», apostando na promoção de um conjunto de eventos de cariz desportivo e cultura" (como o afirma administrador-executivo da Mybrand, empresa responsável pela criação da marca Allgarve ao "Diário Digital")

Acho que os autarcas, os empresários e os algarvios em geral deveriam estar satisfeitos com o investimento que se vai fazer para que esta região seja ainda mais promovida naquilo que é a sua riqueza, ou seja, o turismo. Agora, o "all" deveria estar, sim, implícito na campanha e não na marca... mas quem sabe o objectivo foi mesmo o de "englobar todos os dislates" e abrir caminho para o senhor em causa passar a ter o apelido "AllPinho"

De qualquer forma, "all" de bom para ti, mosse! :-)
De Ricardo a 20 de Março de 2007 às 22:58
O Sr. Manuel e a sua equipa, não precisavam de inventar nada.
Mas não, para serem diferentes toca de inventar uma estupidez :-(
De pechanense a 21 de Março de 2007 às 10:23
Concordo Ricardo...

(Porque já me vou habituando ao nome), desejo "all" de bom para ti e agradeço esta visita :)

Um abraço!
De A. Nunes a 21 de Março de 2007 às 02:43
Pois realmente já cá faltava os turistas a saber dizer mal algarve, como agora vamos é ter os velhitos a dizer que não é HALL é AL, enfim tantos assuntos mais importantes em Portugal e vai-se lá lembrar de uma ideia idiota como esta, enfim ah e um ponto é de referir que o nosso premier não é engenheiro, ele não acabou o curso aliás nem a ordem dos engenheiros o aceita como tal o barcharel que ele tem, um abraço a todos
De pechanense a 21 de Março de 2007 às 10:30
A. Nunes, obrigado pela sua visita.

Agora só tenho uma dúvida quanto ao escreve... Se for na "forma internacional" será "Allgarve"; se for na "forma aportuguesada" será "Ôlegarve" :s

Um abraço e "all" (ou ôle) de bom para si! :-)

De indignado a 21 de Março de 2007 às 02:48
Sou do Algarve, e já xega nos termos de falar com os estrangeiros na língua deles, agora também ja dão nomes para suar bem ao estrangeiro, so mesmo aqui em Portugal, já agora nos algarvio poderíamos ser os Allgarvios para suar bem aos Ingleses, em Portugal rebaixam-se para tudo é incrível, deixo aqui este link com alguns ALL's novos

http://img372.imageshack.us/img372/7058/allgarveco4.png
De pechanense a 21 de Março de 2007 às 10:37
Indignado, moce... bem-vindo!

Obrigado pelos "all" links e "all" de bom. Um abraço!
De A.Nunes a 21 de Março de 2007 às 20:33
Olá novamente, pois realmente nisso tens razão mas tambem é como aquela historia de ir fazer publicidade ao vinho do Oporto e não do Porto para Inglaterra, enfim acho que isto é por regiões no outro dia foi com o sr. alberto joão já o chatearam que ele até se demitiu , hoje é conosco agora já vai migrar para a Ota, ai ai se me viessem perguntar uma coisa dessas do ALLgarve para a rua eu dizia logo: "onde é que está a camara?" é dos apanhados não é????
parabens pelo blog :D
De osnofa00@gmail.com a 22 de Março de 2007 às 23:01
esta do Allgarve " faz todo o sentido, não nos podemos esquecer que o homem que "manda" no grupo defende em primeiro lugar a língua inglesa. Senão... vejam onde é que ele investiu com mais força, não foi no ensino do inglês? foi! 0 português esse aprende-se de qualquer maneira. até é "fino" os nossos políticos discursarem em inglês. gente fina é outra coisa.

Comentar post

online

Worten Sempre?

. mais sobre mim

subscrever feeds

. pesquisar neste blog

 

últ. comentários

Meu caro Farid HaiderTem razão quanto ao que disse...
Uma observação ao texto supra citado.Não existe lí...
Não sei quem é o artista, mas deve ser nova ortogr...
Boa pergunta...felizmente já comprei o meu há muit...
:) oh GOD!!
queria saber noticias do zeca. alguem pode me info...
tive a orra de passa tres temporadas como atleta d...
Obrigado mas não é tanto "voltar", é mais dar o "a...
Bem vindo e bem - aventuradas sejam as tuas palavr...
Móss Pechanense. Andaste desaparecide?

. ligações

Fórum olhão ponto org



. posts recentes

Festas de Pechão 2014

Alguém me explica, sff?

Sérgio Godinho em Pechão

Pertencemos a uma Geração...

Convite

Pechão é esgoto a céu abe...

Pendurem a Vuvu na Janela

I Love Ketchup

Teatro em Pechão

Comunicado da Farmácia de...

Casamento homossexual... ...

História da Música "Amazi...

O Sorriso do Ciganito

Rock na Ribeira em Pechão...

Campanha "Um gravador par...

. arquivos

. tags

todas as tags

blogs SAPO
mozila Firefox2