"Não falta quem já considere a blogosfera como o quinto poder" (Vital Moreira, Colunista, Público)

Terça-feira, 23 de Janeiro de 2007

O Valor da vida


Acho interessante quando me chamam “retrógrado” pelo facto de eu defender princípios cristãos. Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, da Verbo, retrógrado é uma pessoa que pensa e actua em conformidade com ideias e valores do passado. Não é um progressista!


Olhando para as sociedades mais antigas, antes do aparecimento do cristianismo e ainda antes de estarem sob a sua influência, incluindo as da Europa, constato que os direitos das crianças, órfãos, mulheres, viúvas e idosos, pouco ou nada estavam salvaguardados. Por exemplo, era perfeitamente natural o homossexualismo pedófilo na sociedade grega (coisa que hoje nos horroriza, qualquer que seja o tipo de pedofilia). Entre os romanos, as crianças não tinham nenhum direito. Eram simples propriedades de seus pais, podendo estes fazer com elas o que lhes apetecesse. Só quando atingissem a maioridade é que poderiam ser considerados filhos de pleno direito. Isto já para não falar das mulheres e daquilo que acontecia entre as nações consideradas bárbaras...

O cristianismo veio revolucionar as sociedades. Aliás, sejamos justos. O valor da vida que o cristianismo defende é uma herança do judaísmo. A sociedade judaica sempre se preocupou com a defesa dos mais fracos e vulneráveis, porque essa era a preocupação de Deus.

Posso afirmar com toda a convicção que a tradição moral judaico-cristã, para além de ser progressista, é uma dádiva de Deus para que à vida humana seja dado o devido valor.
sinto-me:
escrito p/ pechanense às 15:42
link do post | comentar | favorito
partilhar
4 comentários:
De aquimetem a 23 de Janeiro de 2007 às 23:46
Só para deixar um abraço de parabéns pela sua coragem em se assumir cristão publicamente; hoje em dia há muitos baptizados que paracem ter vergonha de se dizerem filhos de Deus. Ao contrário dos crentes que alinham com as seitas, que não têm vergonha de ninguém e eu nisso até os admiro.
Diz muito bem, de facto o " cristianismo veio revolucionar as socidades" . Será que aqueles que hoje dizem mal da Igreja, tem consciência que se não fosse o cristianismo ainda estariam num estado de vida igual ou pior que em certos paises de África e do Medio Oriente ? Não adianto mais porque o seu post já diz muito e de verdade. Um abração e nada de recuar. Boa semana e sempre a blogar em defesa da Verdade, do Amor e da Justiça
De pechanense a 24 de Janeiro de 2007 às 15:37
Seja bem-vindo a este blog. Obrigado pelo seu comentário.

Como já tive oportunidade de lhe dizer no blog "ffotos", de forma alguma me envergonho do facto de ser cristão. Aliás, todos aqueles que visitam este blog sabem perfeitamente quem sou.

Todos os amigos deste "espaço" respeitam-se mutuamente e nunca houve (nem da minha parte nem dos que aqui comentam) qualquer palavra ofensiva, sejam eles quem forem. Existe sim é debate de ideias (sobre variadíssimos assuntos, inclusive sobre cristianismo).

Sobre o post eu gostaria de realçar o facto de que falei sobre influencia do cristianismo nas sociedades e não de uma "Igreja" em particular. Quando me refiro ao cristianismo, refiro-me ao ensinamento bíblico e não aos ensinamentos religiosos e às tradições das várias igrejas cristãs.

Embora não seja o tema deste post, seria interessante que clarificasse "crentes que alinham com as seitas" e, já agora, "Igreja".

Um abraço e volte sempre!
De js a 24 de Janeiro de 2007 às 15:30
...deixo o meu ; a essas, por ti ditas, certezas...
bem venho dizer-te que podes publicitar na tua área de influência a vinda a Portugal dos "Gen Verde" com o seu espectaculo "Manto do Mundo", actuarão em em Loulé, Mais pormenores na barra lateral do meu blog meu blog ... sei que é pouco afastado mas sempre é mais perto do que virem a Lisboa ...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt
De Escritora de Post-its a 22 de Novembro de 2008 às 23:10
"O cristianismo veio revolucionar as sociedades. "

Uma frase que precisa fazer, cada vez mais, eco no meio desta sociedade tão necessitada e Deus mas tão distante d'Ele.

Deus abençoe !

Comentar post

online

Worten Sempre?

. mais sobre mim

subscrever feeds

. pesquisar neste blog

 

últ. comentários

Meu caro Farid HaiderTem razão quanto ao que disse...
Uma observação ao texto supra citado.Não existe lí...
Não sei quem é o artista, mas deve ser nova ortogr...
Boa pergunta...felizmente já comprei o meu há muit...
:) oh GOD!!
queria saber noticias do zeca. alguem pode me info...
tive a orra de passa tres temporadas como atleta d...
Obrigado mas não é tanto "voltar", é mais dar o "a...
Bem vindo e bem - aventuradas sejam as tuas palavr...
Móss Pechanense. Andaste desaparecide?

. ligações

Fórum olhão ponto org



. posts recentes

Festas de Pechão 2014

Alguém me explica, sff?

Sérgio Godinho em Pechão

Pertencemos a uma Geração...

Convite

Pechão é esgoto a céu abe...

Pendurem a Vuvu na Janela

I Love Ketchup

Teatro em Pechão

Comunicado da Farmácia de...

Casamento homossexual... ...

História da Música "Amazi...

O Sorriso do Ciganito

Rock na Ribeira em Pechão...

Campanha "Um gravador par...

. arquivos

. tags

todas as tags

blogs SAPO
mozila Firefox2