"Não falta quem já considere a blogosfera como o quinto poder" (Vital Moreira, Colunista, Público)

Quinta-feira, 18 de Maio de 2006

O Código Da Vinci

Filme Código Da Vinci Foto©EPA Depois de ter vendido quarenta milhões de livros, traduzidos em cerca de quarenta e quatro idiomas, aí está o filme para lançar mais achas para a fogueira da polémica provocada pela obra de Dan Brown.

 

O filme tem tudo para ser um sucesso de bilheteira. Tem um tema que mexe com a fantasia da mente humana, no que concerne ao sobrenatural, ao esotérico e ao anti-religião tradicional. A juntar a isto tem tido atrás de si uma oposição, apelando constantemente ao boicote, que tem servido apenas para desencadear ainda mais o efeito de curiosidade das pessoas e como consequência, o engordar das contas bancárias de alguns.

 

De facto este romance não passa disto mesmo. É uma ficção onde só existe uma personagem real – o historiador de arte Maurizio Seracini que, em declarações à TSF, lamenta nunca ter sido consultado por Dan Brrown. “Nunca tive contacto com ele, nem telefónico nem por e-mail, nem sequer por correio. Foi uma decisão unilateral de Dan Brown incluir-me no seu livro”, referiu ele.

 

Diversas obras de Leonardo Da Vinci passaram pelas mãos deste historiador de arte, tendo sido em algumas surpreendido por acrescentos aos desenhos originais, mas em nenhuma detectou os códigos que são abordados no livro. “Já estudei três pinturas de Leonardo Da Vinci e oito desenhos e nunca encontrei mensagens, segredos códigos ou mesmo sinais tipicamente esotéricos”, sublinhou. Seracini afirma ainda que nesta obra existe apenas uma verdade: “nem tudo o que tem a assinatura de Leonardo Da Vinci foi feito pela mão do pintor italiano”

 

Como cristão que sou, não estou minimamente preocupado com o impacto deste romance. Não faço nenhum apelo ao boicote nem sequer eu o faço. Se tiver oportunidade irei ver o filme ou então espero simplesmente que saia em DVD e algum amigo meu compre, para eu ver sossegado no meu sofá.

 

Uma coisa posso garantir. A Verdade do cristianismo não está numa qualquer igreja secular, muito menos num embuste como o é esta obra. A Verdade do cristianismo está na Bíblia. Foi o próprio Senhor Jesus Cristo que afirmou “Eu sou o caminho, a verdade e a vida...” (Evang. João 14:6) O único lugar que eu conheço onde se pode conhecer a Verdade é na Bíblia.

 

Convido-te a visitares esta página do GBU -  AQUI 

 

escrito p/ pechanense às 23:20
link do post | comentar | favorito
partilhar
5 comentários:
De PDivulg a 19 de Maio de 2006 às 10:18
Também não vejo o porquê do boicote... Quanto mais se "bate" mais se publicita... Acho que devem ver e analisar o que se vê, pesquisar e separar o trigo do joio, o que é verdade e o que é ficção... Pena é que muitos aceitam mais facilmente o que vêem numa televisão ou cinema do que aquilo que tem 2000 anos escrito e que por ventura até tem em casa mas que nunca aprofundaram o que lá esta escrito... Enfim,,,
De rules a 19 de Maio de 2006 às 15:19
Sou um pouco desconfiado de todo este tema, mas é um tema que me interessa bastante. Passa lá no meu blog e lê o post sobre os Apócrifos. Ainda não percebi o pq da igreja de só ter considerado alguns textos para formar a Bíblia , pq que uns valem e outros não??
De rules a 19 de Maio de 2006 às 15:20
Respeito todas as opiniões e religiões... TUDO DE BOM ;)
De A. Carvalho a 19 de Maio de 2006 às 16:09
Gostei da sua diplomacia (aliás, como sempre). Pontos de vista diferentes, mas sempre entendidos e respeitados. Um forte abraço e bom fim de semana.
De Balzakiana a 23 de Maio de 2006 às 14:55
Li o livro com imenso prazer e certamente irei ver o filme, ou certamente espero qie saia em DVD.
Também achei um óptimo romence «policial» e nada mais. Certas passagens obrigaram-me a rememorar trechos da biblía e outras uma vontade de conhecer melhor a Opus Dei, mas sobretudo porque adoro histórias de religiões...
Confesso que todas estas polémicas me tiram a magia da ficção, por isso NÃO QUERO ler os contraditórios ao que escreveu Dan Brown.
Agora que o autor do livro e o realizador do filme são inteligentes ...ah1 isso são . Tanta publicidade gratuita é certamente bem vinda.
Um abraço

Comentar post

online

Worten Sempre?

. mais sobre mim

subscrever feeds

. pesquisar neste blog

 

últ. comentários

Meu caro Farid HaiderTem razão quanto ao que disse...
Uma observação ao texto supra citado.Não existe lí...
Não sei quem é o artista, mas deve ser nova ortogr...
Boa pergunta...felizmente já comprei o meu há muit...
:) oh GOD!!
queria saber noticias do zeca. alguem pode me info...
tive a orra de passa tres temporadas como atleta d...
Obrigado mas não é tanto "voltar", é mais dar o "a...
Bem vindo e bem - aventuradas sejam as tuas palavr...
Móss Pechanense. Andaste desaparecide?

. ligações

Fórum olhão ponto org



. posts recentes

Festas de Pechão 2014

Alguém me explica, sff?

Sérgio Godinho em Pechão

Pertencemos a uma Geração...

Convite

Pechão é esgoto a céu abe...

Pendurem a Vuvu na Janela

I Love Ketchup

Teatro em Pechão

Comunicado da Farmácia de...

Casamento homossexual... ...

História da Música "Amazi...

O Sorriso do Ciganito

Rock na Ribeira em Pechão...

Campanha "Um gravador par...

. arquivos

. tags

todas as tags

blogs SAPO
mozila Firefox2