"Não falta quem já considere a blogosfera como o quinto poder" (Vital Moreira, Colunista, Público)

Sexta-feira, 23 de Abril de 2010

Pechão é esgoto a céu aberto

Volta e meia cá estou eu... e para fazer o quê? Para escrever mais uma carta aberta. Desta vez, não só para o senhor Presidente da Junta de Freguesia de Pechão, como também, para o senhor Presidente da Câmara Municipal de Olhão.

 

Então aqui vai:

 

Exmos. Senhores Presidentes da

Câmara Municipal de Olhão

Junta de Freguesia de Pechão

 

Antes de mais quero cumprimentar-vos e pedir desculpa por não vos escrever há muito tempo.

 

O assunto que me leva a endereçar esta carta aberta a V. Exas. é a "transformação" de Pechão em esgoto a céu aberto (com repercussões para a já tão massacrada Ria Formosa). Sim, de dia-para-dia, cada vez mais, Pechão está a transformar-se num esgoto a céu aberto. Não me estou a referir apenas à Ribeira de Bela Mandil (já falado por mim aqui). Desta vez estou a falar da Rua 25 de Abril (para quem não sabe, esta rua é parte da estrada que liga Olhão a Estoi, dentro da aldeia de Pechão).

 

Sempre que chove com abundância as caixas de esgoto desta rua ficam semi ou totalmente entupidas, o que faz com que as tampas das caixas de ligação das habitações "rebentem" e lancem toda a porcaria para a estrada em direcção à Ribeira de Bela Mandil... isso quando não são as próprias tampas do saneamento público a abrirem com a força da "trampa". Convém aqui lembrar que este saneamento público foi feito há coisa de 30 anos para uma aldeia com "meia dúzia" de habitações, ou seja, está desadequado para a quantidade de habitações hoje existentes.

 

Há coisa de duas semanas uma caixa de ligação para o saneamento público, que fica precisamente à frente da casa da mãe do Senhor Ministro Mariano Gago, tem lançado para fora, quase ininterruptamente, águas sujas e mal cheirosas que quase obrigam a população a andar com uma mola no nariz. Sei que numa destas manhãs, da semana passada, alguns funcionários da Câmara estiveram cá, abriram uma tampa no cruzamento junto à referida caixa, "enfiaram" alguns ferros para desentupir e foram embora. Ao fim da tarde desse mesmo dia corria tudo pela estrada... novamente.. até hoje!

 

Penso que a solução, sem dúvida alguma, seria uma obra de fundo para que se renovasse todo o saneamento. Como acredito que a Câmara Municipal não tem verba para tal (provavelmente outras são as prioridades), sugiro a V. Exas. que, mais ou menos mensalmente (principalmente em época de chuvas), todas as tampas do saneamento público da Rua 25 de Abril sejam  abertas e se proceda a uma limpeza eficaz, de forma a que seja mais agradável respirar e viver na nossa aldeia.

 

(Para que ninguém fique mal disposto com imagens decidi não colocar nenhuma aqui no post mas fiz links para as fotografias. Para as ver é clicar nas palavras ou frases com cor diferente.)

 

Com os melhores cumprimentos

Jaime Fernandes

escrito p/ pechanense às 11:30
link do post | comentar | favorito
partilhar
2 comentários:
De Floripes a 23 de Abril de 2010 às 15:37
Caro pechanenese a sua voz tem feito falta à blogosfera do concelho de Olhão,felizmene de tempos a tempos a sua voz ouve-se sempre com razão nos seus posts,mas é rara coisa que antigamente era mais activa e com certeza assuntos de cidadania é o que não falta em Pechão.
Se calhar a solução que o presidente da CMO vai arranjar para as ruas de Pechão não cheirem  mal,é a mesma que arranjou para a ETAR Poente de Olhão que também fica na freguesia de Pechão.A solução arranjada foi colocar aspersores com cheiro a limão, para disfarçar o cheiro a metano ,que é altamente prejudicial à saúde.
Mas é assim o povo vota nessas mentes perversas,que teimam em não resover problemas importantes como o do saneamento, e quem não vota neles , ou se cala ou protesta,eu como não votei neles e sou contra essas situações, só posso é protestar, e tenho-o feito em tudo o que são noticias sobre o ambiente, e onde posso comentar.
Um abraço
Floripes.
De Zéquinha de Pechão a 28 de Abril de 2010 às 16:43
...é só p'ra dizer que o agente secreto do SIS EP que trabalha exclusivamente para mim aqui em Pechão, viu no Domingo às 7 horas da manhã o camião limpa fossas a sugar as águas mal cheirosas das caixas de esgoto. Tão madrugadora hora domingueira certamente que foi para que durante os festejos do 25 de Abril junto à placa na rua com o mesmo nome não ficasse a cheirar mal e afugentasse o público costumeiro destes eventos... mesmo assim afugentou. O discurso do senhor presidente da junta de freguesia de Pechão foi praticamente dirigido para meia dúzia de pessoas!
viva Pechão, viva o Zéquinha!

Comentar post

. mais sobre mim

subscrever feeds

. pesquisar neste blog

 

últ. comentários

Amo as festas tradicionais, é algo que deve ser pr...
Meu caro Farid HaiderTem razão quanto ao que disse...
Uma observação ao texto supra citado.Não existe lí...
Não sei quem é o artista, mas deve ser nova ortogr...
Boa pergunta...felizmente já comprei o meu há muit...
:) oh GOD!!
queria saber noticias do zeca. alguem pode me info...
tive a orra de passa tres temporadas como atleta d...
Obrigado mas não é tanto "voltar", é mais dar o "a...
Bem vindo e bem - aventuradas sejam as tuas palavr...

. ligações

. posts recentes

Festas de Pechão 2014

Alguém me explica, sff?

Sérgio Godinho em Pechão

Pertencemos a uma Geração...

Convite

Pechão é esgoto a céu abe...

Pendurem a Vuvu na Janela

I Love Ketchup

Teatro em Pechão

Comunicado da Farmácia de...

Casamento homossexual... ...

História da Música "Amazi...

O Sorriso do Ciganito

Rock na Ribeira em Pechão...

Campanha "Um gravador par...

. arquivos

. tags

todas as tags

blogs SAPO