"Não falta quem já considere a blogosfera como o quinto poder" (Vital Moreira, Colunista, Público)

Quarta-feira, 3 de Dezembro de 2008

Blogosfera Olhanense, esse lixo!

No SAPO Saber (onde encontras as mesmas coisas que na Wikipédia) lemos o seguinte:

"Blogosfera é o termo colectivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura. Outros termos em uso incluem "Blogtopia", "Bloguespaço", "Bloguiverso", "Blogsilvânia" e "Bloguistão".

O termo "blogosfera" pode ser qualificado. Pode-se falar da "blogosfera lusófona", da "blogosfera de esquerda" etc.

O conceito de blogosfera é importante para a compreensão dos blogs. Os blogs eles mesmos são, essencialmente, apenas o texto publicado dos pensamentos de um autor, enquanto a blogosfera é um fenómeno social."

 

Partindo desta definição de bogosfera, pode-se dizer que dentro deste "fenómeno social" que é o Universo dos Blogs, existem várias blogosferas. Uma delas,  "qualificada" recentemente por dois senhores ("especialistas" na matéria), é a "Blogosfera Lixo", também conhecida pela "Blogosfera dos 99%" ou mesmo "Submundo" (a que eu, obviamente pertenço). Esta definição foi aceite por alguns outros senhores que pertencem à mesma "classe social" destes dois (referências na arte de comentar... é verdade que um mais do que o outro). Claro que estou a falar da "classe política". Portanto, a "Blogosfera 99%" é aquela em que os bloguistas também (para além de outras coisas) comentam, denunciam, criticam, etc., acerca daquilo que os políticos estão a fazer...  quase que me atrevo a dizer que é um "submundo" a falar de outro "submundo"!

 

Porque estou eu a escrever sobre este assunto? Nem sequer se está a falar dele na "Blogosfera Portuguesa"? Pois... Acontece que numa Blogosfera mais Regional, a "Blogosfera Olhanense", este é um tema actual. Em Olhão (asulado, estás a ver que aqui diz que tem S. Brás a  Noroeste), têm surgido blogs cujos autores procuram intervir na sociedade, denunciando e criticando medidas e supostas irregularidades de políticos locais. Este "fenómeno social" está a ganhar cada vez mais adeptos e,  também cada vez mais, a  "incomodar" certos políticos (desconfio que alguns deles já estão a gerir as suas agendas consoante aquilo que aparece escrito nos blogs).

 

A "Blogosfera Olhanense" deu força para a criação de um movimento de cidadãos (o Somos Olhão - SO!), e juntou-se para criar o "Fórum Olhão". O surgimento deste "movimento cívico" tem como base o seguinte pensamento: "A solução para  a situação crítica que Olhão está a viver , a vários níveis, não passa pela actual classe política, mas passa por uma intervenção activa da população. Passa pela criação de movimentos cívicos  (sem a finalidade político-partidária) com o objectivo de defender causas".

 

Convido-te a conhecer o "Submundo Olhanense" aqui, aqui ou ainda aqui.

Convido-te também a conheceres o Fórum Olhão (clica na imagem) e a participares nele.

 

 

(editado em Janeiro)

sinto-me:
escrito p/ pechanense às 14:00
link do post | comentar | favorito
partilhar
1 comentário:
De casino de confianza a 3 de Fevereiro de 2009 às 10:28
Cada vez más nosotros, los blogueros, somos una amenaza a la clase política, por qué tenemos el medio para denunciar injusticias y situaciones irregulares y llegamos más lejos que muchos periódicos y programas televisivos, por qué travesamos barreras transnacionales.
Además, felicitaciones por tu blog y lo que haces para divulgar a Pechão.

Comentar post

online

Worten Sempre?

. mais sobre mim

subscrever feeds

. pesquisar neste blog

 

últ. comentários

Meu caro Farid HaiderTem razão quanto ao que disse...
Uma observação ao texto supra citado.Não existe lí...
Não sei quem é o artista, mas deve ser nova ortogr...
Boa pergunta...felizmente já comprei o meu há muit...
:) oh GOD!!
queria saber noticias do zeca. alguem pode me info...
tive a orra de passa tres temporadas como atleta d...
Obrigado mas não é tanto "voltar", é mais dar o "a...
Bem vindo e bem - aventuradas sejam as tuas palavr...
Móss Pechanense. Andaste desaparecide?

. ligações

Fórum olhão ponto org



. posts recentes

Festas de Pechão 2014

Alguém me explica, sff?

Sérgio Godinho em Pechão

Pertencemos a uma Geração...

Convite

Pechão é esgoto a céu abe...

Pendurem a Vuvu na Janela

I Love Ketchup

Teatro em Pechão

Comunicado da Farmácia de...

Casamento homossexual... ...

História da Música "Amazi...

O Sorriso do Ciganito

Rock na Ribeira em Pechão...

Campanha "Um gravador par...

. arquivos

. tags

todas as tags

blogs SAPO
mozila Firefox2