"Não falta quem já considere a blogosfera como o quinto poder" (Vital Moreira, Colunista, Público)

Sexta-feira, 14 de Novembro de 2008

A ribeira vai cheia

Ribeira de Bela Mandil.

 

É assim que se chama a ribeira que passa por Pechão. Outrora, em tempos que a memória de muitos pechanenses já não alcança, a Ribeira de Bela Mandil corria com bastante água, tendo mesmo condições para o aparecimento de algum peixe. Devido a uma maior quantidade de água  no subsolo,  "rebentavam" alguns olhos-d'água dentro da mesma. Tanto assim que o nome Pechão deriva do facto de nesse tempo ter surgido um grande peixe nesta Ribeira.

 

Hoje a Ribeira de Bela Mandil só consegue ter alguma água quando chove muito, mas rapidamente volta à sua secura. Provavelmente já se devem estar a interrogar o porquê do título e da fotografia se nestes últimos dias não choveu e, portanto, a ribeira está seca! Bem... é que ela não está totalmente seca.

 

Nestes últimos tempos, quem tem passado por ela pode julgar que a Ribeira de Bela Mandil voltou a ser a mesma. De facto não voltou. A "água" que leva (e que se está a ver nesta fotografia) é a que sai dos canos que a ela vêm dar. Esses canos são de águas pluviais. Porém existem alguns esgotos (segundo dizem há muito tempo identificados), que devido a roturas e outras coisas mais que me transcendem, estão a despejar para a ribeira.

 

Sem dúvida que a Ribeira de Bela Mandil vai cheia, mas não é de água.

 

As perguntas que algumas pessoas têm colocado são (principalmente aquelas que têm as suas casas junto à ribeira):

  • "se o problema já está identificado, ou mesmo que não o esteja, porque é que a Câmara Municipal de Olhão ainda não o veio resolver?"
  • "estará a nossa Junta de Freguesia, a fazer alguma coisa para exigir junto da Câmara Municipal aquilo que é uma legítima aspiração da população - uma melhor qualidade de vida?"
  • "estarão à espera que surjam mosquitos, ratos ou alguma doença?" 

Certamente que a resolução não passa apenas por vir o camião cisterna sugar a água suja e nauseabunda... a solução passa por uma intervenção mais profunda no saneamento de Pechão.

 

Fica o alerta e também a crítica à "tranquilidade" com que muitas vezes os responsáveis deste país resolvem os problemas das populações.

 

Já que não consigo colocar aqui o cheiro, coloco mais três fotografias da "água" que corre na Ribeira de Bela Mandil.

 

 

 

sinto-me:
escrito p/ pechanense às 16:30
link do post | comentar | favorito
partilhar
8 comentários:
De SO! a 18 de Novembro de 2008 às 22:39
Somos Olhão! vai estar no dia 20, quinta-feira, às 21h00, na Recreativa Olhanense (rica) para participar numa reunião aberta a todos os interessados em trocar ideias para o Olhão dos cidadãos.
De Pechão é Belo a 19 de Novembro de 2008 às 14:18
O senhor Pechanense não tinha necessidade de publicar estas coisas. Escreva sobre as coisas boas e bonitas de Pechão
De O Cheiroso de Pechão a 19 de Novembro de 2008 às 14:44
Ó Pechanense. Lá estás tu a meteres-te em coisas que cheiram mal.

Diz-me lá uma coisa. Pechão não pertence ao Conselho de Olhão? Olhão não é conhecida pela Capital Perfumada do Algarve? Então para quê tanta estranheza?
De cagado a 19 de Novembro de 2008 às 14:52
Moss. Vocemesses são é maldezentes. Vaiam lá á ribera e veijam com os voços proprios olhinhos a comunidade de cagados que vive lá. A ribera de Belamandil tá viva e tem vida
De morador em Pechão a 19 de Novembro de 2008 às 15:07
Meu caro Pechanense. Infelizmente em Pechão acontece o mesmo que no resto do país. As coisas só se resolvem se forem denunciadas. Isto que aqui relata é digno de que se chame a televisão e outros órgãos de comunicação para virem ver. Estou certo que a Câmara Municipal de Olhão, não querendo tirar a co-responsabilidades da Junta de Freguesia de Pechão, viria resolver imediatamente o problema. Claro que não estou a falar da camioneta-cisterna que tem vindo várias vezes ao dia, porque isso é apenas tapar a ferida, ou melhor o cancro.

Já agora, senhor Cagado que comentou antes de mim. A comunidade animal de que fala, não é de cagados mas de tartarugas (na melhor das hipóteses seriam cágados). Bom, na verdade também por lá andam cagados.
De pechanense a 20 de Novembro de 2008 às 10:54
É sempre bom ter pechanenses a visitarem o blog. Muito obrigado pela vossa visita e também pelos comentários :-)

Meu caro Belo de Pechão "publicar coisas boas e bonitas"!? Clique na tag Pechão e verá o que se publica aqui sobre a nossa terra. Neste blog publica-se de tudo... as boas e a más, as bonitas e as feias.

Amigo Cheiroso... "pois!"

Meus caros Cagado e Morador em Pechão. Confirma-se! As duas espécies coabitam na Ribeira... a de tartarugas e a de cagados
De floripes a 20 de Novembro de 2008 às 12:39
ao pechanense o meu obrigado por ter a coragem de denunciar, o problema da ribeira,que passa por pechão , mas que o destino final é a ria formosa, que por sinal até é parque natural e onde todos os esgotos não deviam lá chegar sem levarem um tratamento primário , sério e não como acontece.pois os esgotos vão parar a uma ETAR que tudo faz menos tratar os esgotos.
por essas e por outras eu hoje,dia 20 vou tomar a bica na recreativa rica em olhão ás 21h. onde se discutirá esse assunto e o que fazer?
apareça e traga mais pechanenses,e porque não convida o presidente da junta?era bom saber o que ele pensa sobre o assunto.
De pechanense a 20 de Novembro de 2008 às 13:47
Agradeço ao autores do Somos Olhão e à Floripes a informação deixada aqui sobre o encontro de logo à noite e fica o convite para todos os pechanenses.

Aproveito para deixar de um link que vem mesmo a propósito: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1047430

Comentar post

. mais sobre mim

subscrever feeds

. pesquisar neste blog

 

últ. comentários

Amo as festas tradicionais, é algo que deve ser pr...
Meu caro Farid HaiderTem razão quanto ao que disse...
Uma observação ao texto supra citado.Não existe lí...
Não sei quem é o artista, mas deve ser nova ortogr...
Boa pergunta...felizmente já comprei o meu há muit...
:) oh GOD!!
queria saber noticias do zeca. alguem pode me info...
tive a orra de passa tres temporadas como atleta d...
Obrigado mas não é tanto "voltar", é mais dar o "a...
Bem vindo e bem - aventuradas sejam as tuas palavr...

. ligações

. posts recentes

Festas de Pechão 2014

Alguém me explica, sff?

Sérgio Godinho em Pechão

Pertencemos a uma Geração...

Convite

Pechão é esgoto a céu abe...

Pendurem a Vuvu na Janela

I Love Ketchup

Teatro em Pechão

Comunicado da Farmácia de...

Casamento homossexual... ...

História da Música "Amazi...

O Sorriso do Ciganito

Rock na Ribeira em Pechão...

Campanha "Um gravador par...

. arquivos

. tags

todas as tags

blogs SAPO